04 maio

Assessoria de Imprensa: por job ou contrato mensal, o que é melhor?

Os serviços de assessoria de imprensa, amplamente apresentados aqui em nosso blog, podem ser contratados por um período específico, curto. Mas será que vale a pena?

A assessoria de imprensa é só uma das ferramentas de comunicação para a construção da imagem de uma empresa ou pessoa e não deve, em hipótese alguma, ser considerada como a única. Não se pode esquecer da publicidade, do marketing digital, dos eventos e da geração de conteúdo para construir uma reputação de bases sólidas, firmes e capazes de aguentar os solavancos do destino. Isso leva tempo, dedicação e envolvimento. Em nosso e-book, que você pode baixar gratuitamente aqui, exploramos bastante isso.

Se sua empresa nunca trabalhou com uma assessoria de imprensa e pretende investir na construção da sua imagem institucional, apresentar os seus diferenciais e tornar-se referência no mercado em que atua, ela precisa de um contrato permanente, com pagamento de mensalidade fixa e que permita desenvolver várias ações de Relações Públicas ao longo do tempo, sem se preocupar com resultados imediatos e desembolsos extraordinários. É uma estrada longa a percorrer, mas que traz paisagens recompensadoras. (Recentemente publicamos uma entrevista na seção “4 Perguntas” que trata exatamente disso. Para ler, clique aqui.)

Agora, se sua empresa já investe em comunicação e tem um projeto específico para lançar, como um evento próprio, por exemplo, a contratação por job – ou projeto – é a recomendável. Claro que se o formato escolhido for o de contrato de longo prazo, o job pode – e deve! – ser incluído nas divulgações e ações propostas pela assessoria. E por isso deve-se exigir um planejamento da sua agência de comunicação.

A depender de quantas ações sua empresa pretende realizar ao longo de um ano, os valores dos jobs podem ficar mais caros que um contrato com pagamento de fee mensal. A proporção de investimento mensal para contratos “por projeto” fica entre 30% e 40% mais cara que um contrato permanente. E vale lembrar que um job bem planejado nunca dura menos de dois meses. Se o orçamento da empresa é justo, é preciso fazer a conta na ponta do lápis.

Preparamos um quadro comparativo para facilitar a sua decisão, complete seus dados abaixo para acessar:


No entanto se a sua maior preocupação for como estabelecer uma relação de confiança com sua agência e fazê-la entregar resultados constantes, a leitura desse post é essencial.

Leia mais sobre Assessoria de Imprensa

Baixe o E-book com dicas para chegar ao topo com Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *