21 abr

Como fazer minha marca aparecer?

A pergunta do título pode parecer óbvia, mas fazer uma marca se destacar em meio a tantas outras é um pouco mais complexo do que um simples jogo de perguntas e respostas.

Desculpe desapontá-los, mas é importante destacar que não há apenas uma resposta certa. Uma marca depende de uma estratégia consistente e de longo prazo que engloba, além da comunicação, planejamento financeiro, comercial, administrativo e humano. Isso mesmo, você leu corretamente: humano. É o “human touch” que fará sua empresa ser diferente das outras.

A maneira como sua marca se relaciona com os diversos públicos que ela impacta tem – e sempre terá – uma enorme responsabilidade na construção de sua imagem. E você já deve ter ouvido falar de um profissional que pode ajudar muito nesse processo: o Relações Públicas. Como o próprio nome indica, esse profissional tem a responsabilidade de manter todas as estratégias da empresa alinhadas às expectativas dos investidores, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade, formadores de opinião, influenciadores digitais e imprensa por meio da comunicação dirigida. Orquestrar essa turma toda não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Contar com profissionais ou agências de comunicação qualificadas para desempenhar esse papel dentro da empresa é fundamental para ajudar no posicionamento de uma marca – e cuidar dela também em momentos imprevisíveis.

 

Relações Públicas e Assessoria de Imprensa na prática

Para começar a deixar a teoria e partir para a prática, considere as Relações Públicas como uma das ferramentas do Marketing, e na hora de elaborar seu plano de negócios inclua pelo menos três serviços fundamentais: Publicidade, RP e Marketing Online. Os três se complementam e apoiam o departamento comercial da empresa na entrega da mensagem correta, garantindo resultados consistentes nas vendas de produtos ou na contratação de serviços. Achar que um pode substituir o outro é um erro que muitas empresas cometem e pode jogar areia no plano de negócios, atrasando sua empresa encontrar um lugar ao sol.

No próximo post detalharei um pouco mais o que um Relações Públicas pode planejar e executar para sua empresa, incluindo os serviços de assessoria de imprensa. Essa atividade, uma das ferramentas mais antigas da comunicação corporativa, estabelece um caminho sem volta e de ótimos resultados se bem planejada e executada. Gerenciar as relações com a imprensa de maneira simples, direta e assertiva pode ser um ótimo caminho de fazer sua marca aparecer e se posicionar. E uma boa assessoria de imprensa, que pensa a comunicação das empresas de maneira criativa e pautada em resultados, pode ampliar o leque de oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *