01 dez

Como medir os resultados da sua assessoria de imprensa

Sempre que nos perguntam como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa, procuramos começar explicando pelo fim: os resultados.

A partir do momento em que uma notícia é publicada, materializa-se o trabalho desenvolvido pela equipe de atendimento e fica mais claro para o cliente o objetivo final. Mas transformar uma ideia em notícia é só uma parte do trabalho da assessoria de imprensa! Todas as atividades paralelas desenvolvidas também fazem parte do contrato e devem, de alguma maneira, ser apresentadas ao cliente. O acompanhamento em uma entrevista, o follow up com o editor da revista, a pesquisa das informações que sustentarão o press release, a negociação de parcerias, organização de viagens com imprensa, eventos e por aí vai.

Um bom relatório deve contemplar tudo isso, além dos clippings das notícias publicadas, sem contar a análise do mês que apontará as principais conquistas, eventuais erros, possíveis pendências e próximos passos. Ao final de cada mês de atendimento, é fundamental que o cliente receba essa prestação de contas e, mais importante, junto com a agência faça uma leitura minuciosa do mesmo.

Aqui na B4Tcomm, fazemos questão de nos reunirmos mensalmente com todos os clientes para apresentar o relatório de atividades. Além de poder esclarecer qualquer dúvida, podemos discutir novas ideias, oportunidades e estratégias das próximas ações. Mais que isso, junto com o relatório mensal, apresentamos nosso Painel de Indicadores, onde analisamos a performance do cliente na imprensa durante um ano inteiro e podemos comparar, por exemplo, a performance de um mês específico do ano corrente e o comparamos com o ano anterior. Parece meio confuso, mas ao bater os olhos nos gráficos de cada indicador de performance o cliente já sabe como foram os resultados e se algo pode ser melhorado.

Em um trabalho próprio e minucioso, com o apoio de uma empresa de gestão de processos e procedimentos, a B4Tcomm desenvolveu indicadores de performance próprios para embasar os resultados conquistados para seus clientes. Nossos quatro indicadores são:

1.Quantitativo: mensura quantas vezes o cliente foi citado na mídia durante um mês, considerando todos os canais monitorados: sites, blogs, jornais, revistas, rádio, TV e redes sociais;

2.Qualitativo: avalia todas as notícias publicadas de acordo com a relevância do veículo;

3.Positividade: aponta qual o percentual de notícias captadas que obrigatoriamente falam bem do cliente;

4.Efetividade: indica quais notícias publicadas foram geradas a partir do trabalho da B4Tcomm e do nosso envolvimento direto.

Para todos os indicadores existem metas acordadas com os clientes, o que também garante o comprometimento em correr atrás da publicação da notícia e, assim, reforçar a relação transparente que mantemos com nossos clientes diariamente.

Quer saber mais como a B4Tcomm pode gerar resultados para sua empresa? Preencha seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato.


Relacionados

Baixe o E-book com dicas para chegar ao topo com Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *