11 maio

Por quê sua empresa precisa de uma assessoria de imprensa?

Poucos devem saber, mas o primeiro press release foi escrito em 1906, nos Estados Unidos, com o objetivo de informar a imprensa sobre um acidente de trem ocorrido na Filadélfia. Naquela época, a Pennsylvania Railroad contou com Ivy Lee, o primeiro Relações Públicas que se tem conhecimento, para esclarecer todos os fatos e assim evitar falsas especulações. A notícia foi publicada em 29 de outubro, no The New York Times. Nascia a assessoria de imprensa.

De lá pra cá muita coisa mudou, mas o bom e velho press release ainda continua pautando muitas matérias. Não só para informar sobre fatos graves, mas também para lançar novidades, revelar resultados de pesquisas, anunciar uma contratação estratégica e, principalmente, para evitar diferentes versões e suposições sobre cada história.

Qual a diferença da assessoria de imprensa para os negócios?

A assessoria de imprensa é uma das ferramentas de marketing que comentamos em nosso post de estreia desse blog e contém uma visão estratégica do negócio. Ainda mais se considerarmos que hoje em dia todo mundo é uma mídia e pode usar suas redes sociais para o bem ou para o mal. “Então o assessor de imprensa do século XXI não fala mais só com jornalistas?”, você deve estar se perguntando. Exatamente. Com tantos canais disponíveis atualmente – on e off-lines – nunca a assessoria de imprensa esteve tão voltada para as relações públicas e vice-versa. Ivy Lee deve estar se revirando no túmulo uma hora dessas tentando entender como a comunicação mudou nesses poucos mais de 100 anos.

Se naquela época a saída que a Pennsylvania Railroad encontrou para uma comunicação direta, transparente e eficaz com a imprensa foi por meio de um assessor, imagina hoje sua empresa tendo que lidar com jornalistas, blogueiros, influenciadores digitais e YouTubers? Isso se considerarmos apenas os profissionais que, oficialmente, são considerados como mídias ou trabalham para elas. Se colocarmos nessa cesta os clientes – internos e externos – a necessidade de uma comunicação ágil, alinhada e certeira fica ainda mais complexa.

Na próxima reunião que for avaliar como anda a comunicação da sua empresa com os diversos públicos com que ela se relaciona, não se esqueça de avaliar os resultados que sua assessoria de imprensa está entregando. Pra começar, ela é comprometida em entregar resultados? Como você avalia sua performance? O que ela te entrega está alinhado com o business plan da sua empresa? E se ainda sua empresa não conta com uma agência de comunicação que preste esse serviço para você, está mais do que na hora de considerá-lo. Seja para gerenciar uma possível crise (lembra do caso do início do texto?), para alinhar o discurso com os diversos stakeholders e também para comunicar as novidades que estão preparando, as assessorias de imprensa de hoje podem fazer muito mais do que escrever um simples press release. Sem ofensas, Ivy.

Baixe o E-book com dicas para chegar ao topo com Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *