25 maio

Como extrapolar a experiência de sua marca

Durante nosso 2º Encontro B4Tcomm, que aconteceu em novembro/16, em São Paulo, e comemorou mais um aniversário da nossa agência, trouxemos um conteúdo que despertou a atenção dos nossos convidados: o marketing sensorial.

No painel, apresentamos cases de empresas que se utilizam dessa ferramenta com objetivo de prolongar a relação do cliente com a marca, não se restringindo somente àquele momento no ponto de venda.

A Air France apresentou seu #PARISDIY , uma experiência que possibilita o cliente visualizar uma Paris sob medida, mesmo antes de embarcar em um dos voos que ligam o Brasil à França. Hoje, na plataforma online, já é possível vivenciar também a cidade de Vancouver, no Canadá. A Radio Ibiza trouxe a audição para o debate e mostrou como se consolidou no mercado criando identidades musicais para grandes marcas. Por meio da música, imprimiu o DNA de restaurantes, lojas, hotéis e outros paraísos do consumo na memória de seus clientes, que podem continuar ouvindo o playlist de sua marca favorita de qualquer lugar do mundo em seus smartphones. A KLM deixou todo mundo com água na boca ao apresentar sua experiência gastronômica a bordo dos voos entre o Brasil e Holanda, com um menu assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Quem já viajou com a KLM desde então, pode sentir o gostinho de como é voar com a companhia aérea holandesa sem sair de São Paulo.

Quando falamos sobre o olfato, um dos sentidos que mais nos remetem a lembranças passadas (não pense no cheiro do bolo da vovó saindo do forno agora!) trouxemos a Spazio ID para contar como lojas e hotéis de luxo vêm investindo no marketing sensorial por meio de aromatização de ambientes e linha personalizada de produtos. Quem nunca quis levar o cheirinho daquele hotel pra casa? E o cheirinho de carro novo, quem lembra?

Para vocês verem como as marcas podem extrapolar experiências e seguir inovando, a Thalys, uma empresa ferroviária francesa, apostou no marketing olfativo para inspirar seus clientes a conhecerem novos destinos, realizar novas viagens. E claro, de trem! Eles podiam escolher entre 64 experiências em quatro destinos da Europa – Paris (França) , Bruxelas (Bélgica) , Colônia (Alemanha), Amsterdã (Holanda) – por meio de aromas bem característicos. Os aromas foram colocados em tubos coloridos, onde cada cor representava uma das cidades selecionadas.

Em cada cidade, 16 possibilidades para experimentar. Estavam lá o aroma de um incomparável café da manhã francês, o cheiro da missa da famosa Catedral de Colônia, o látex do Museu do Sexo de Amsterdã, entre outros. Isso tudo à disposição interativa do cliente, disposto cuidadosamente em uma agência de viagens pop-up, que funcionou de 12 a 14 de maio desse ano, em Bruxelas. Ao escolher por uma das experiência pelo olfato, o cliente era assistido por uma recepcionista que, munida de seu tablet, já reservava as passagens automaticamente ali mesmo. Claro que os aromas selecionados para essa ação, criada pela agência francesa Rosapark , levavam os clientes somente a destinos servidos pelas linhas da Thalys.

Assista ao vídeo promocional da campanha e inspire-se para fazer diferente!

Relacionados

Baixe o E-book com dicas para chegar ao topo com Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *