02 mar

Os coroas são os novos jovens

Faixa etária acima dos 60 é a que mais cresce no mundo. Como se comunicar com eles através das estratégias de marketing conhecidas?

Os assuntos, pesquisas e análises da comunicação, do marketing e do mercado consumidor hoje em dia têm sido dominados pelos Millenials, conhecidos também por Geração Y, aqueles que nasceram entre os anos 80 e 90. Tudo bem que eles já são a parcela mais numerosa quando dividimos os consumidores por grupos de idade e, portanto, merecem toda a atenção. Porém, o grupo etário que mais cresceu percentualmente de 2005 para 2015 foi o dos maiores de 60 anos, com impressionantes 34%. Até 2020, eles podem crescer mais 16%, chegando a representar 13% da população mundial. É o que mostra uma interessante pesquisa da Euromonitor intitulada “Old is the new Young”.

Isso não é tão difícil de entender quando vemos que as taxas de nascimentos têm diminuído, a expectativa de vida tem aumentado e, com isso, a população vem envelhecendo. Mas essa fatia da população, segundo a pesquisa, tem encarado a vida de maneira diferente, olhando para o envelhecimento de forma holística, balanceando todos os aspectos de suas vidas, cuidando mais do corpo e da mente, consumindo de forma mais consciente, mantendo-se social e intelectualmente ativos, trabalhando e estudando por mais anos e viajando mais. Apesar das disparidades sociais não só de um país para outro, mas também de uma região para outra, quando olhamos para o Brasil, a pesquisa mostra que a renda das pessoas com mais de 60 anos cresceu 25% acima da média da média global, índice maior do que qualquer outro grupo etário.

E como usar o marketing?

A comunicação e o marketing para este público, ainda que eles tenham necessidades e preocupações específicas e careçam de alguma customização, devem ser sutis e muito inclusivos para o tiro não sair pela culatra, ferindo a suscetibilidade daqueles que não se sentem confortáveis se totalmente classificados como acima de qualquer idade que considerem “avançada”. Por exemplo, mensagens relacionadas a como melhorar a saúde e aproveitar mais a vida têm apelo para qualquer idade, sem precisar relacioná-las diretamente ao envelhecimento. A pesquisa ainda chama a atenção para o fato de que, apesar de os mais velhos fazerem questão de manterem a aparência jovem, eles não se encantam com modelos, celebridades e influenciadores mais jovens, sendo necessária aí a famosa adequação da mensagem na comunicação.

Sua empresa já está em contato com esse público? Conte com a B4Tcomm para incluí-los no seu planejamento de comunicação, seja para assessoria de imprensa, marketing online ou relações públicas.

Leia mais sobre Assessoria de Imprensa

Baixe o E-book com dicas para chegar ao topo com Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *